Diário de bordo do curso de inglês dos alunos do Colégio D. Diogo de Sousa. Em Edimburgo de 4 de Julho a 17 de Julho, e em Nova Iorque de 18 de Julho a 2 de Agosto de 2010.
Saturday, July 31, 2010
NY- 13th and 14th Day
Thursday, July 29, 2010
NY - 10th and 11th Day
Hoje, a manhã foi dedicada a mais um museu – Native American Museum. De seguida, visitámos o Ground Zero – local onde se encontravam as Twin Towers, antes do atentado do 11 de Setembro. Actualmente, estão a ser construídos novos aranha-ceús, nesse mesmo local, e, enquanto uns optaram por ir às compras ao Century 21, outros decidiram visitar um pequeno memorial em honra das vítimas deste terrível atentado que chocou o mundo e marcou o início da Era do Terrorismo. Depois de uma tarde de aulas e de um jantar menos calórico (peixinho… para quem conseguiu resistir à famosa pizza de pepperoni), refastelámo-nos no relvado ao som de um concerto latino.
As repórteres de serviço,
Bárbara, Mariana e Francisca
Wednesday, July 28, 2010
Tuesday, July 27, 2010
NY - 8th and 9th Day
Sunday, July 25, 2010
NY - 6th and 7th Day
Passado este susto, acordámos com um dia de sol abrasador, sendo, contudo, um dia certamente começado com o pé esquerdo. Para além de o staff se ter esquecido de preparar os nossos "packed lunch" (almoço empacotado), as excelentíssimas senhoras professoras (sem ofensa) encaminharam-nos para a "bus stop" errada e, para além disto, as linhas do metro estavam em obras.
Perdidas duas horas, finalmente conseguimos chegar ao destino. Agora sim, um almoço à maneira! Em pleno Central Park, em frente a um belíssimo lago, e na companhia de uns esquilos, uns passarinhos e, também, algumas aranhinhas, lá comemos as nossas sandes enquanto o calor nos derretia. A nossa sorte foi o Museu da História Natural estar ali ao lado (e ter ar condicionado). Certamente, já toda a gente ouviu falar do filme "À noite no Museu": aqueles gigantes dinossauros, os assustadores bisontes, os macaquinhos engraçados e as mostrengas estátuas de variadas culturas foram alvo de inúmeras fotos e comentários. Mas, infelizmente, era hora de irmos embora, porém, não sem antes passarmos pela Grand Central Station, Madison Avenue e St. Patrick Cathedral (muito moderna, sim senhor, com um plasma em cada coluna, fazendo da igreja uma igreja muito rica... em decoração, claro!).
Finalmente, após enchermos o baú, que já há muito pedia comida, nada melhor que um banho refrescante para acabar o dia.
Repórteres de serviço,
Bárbara Henriques, Francisca Guimarães e Mariana Falcão
Friday, July 23, 2010
NY- 4th and 5th Day
Repórteres de serviço
Bárbara Henriques; Francisca Guimarães; Mariana Falcão
Wednesday, July 21, 2010
NY- 2nd and 3rd Day
Mais uma vez os alunos madrugam, não por vontade própria, mas por causa do fuso horário…às 8.00h todos se encontravam prontos e ansiosos para iniciar as actividades em St. John’s University, mesmo sabendo que depois do pequeno almoço lhes esperava um teste ( nada que assustasse os nossos alunos !!). Finalmente, depois do almoço, partimos para o centro de Manhattan, nomeadamente Times Square, onde puderam constatar a grandiosidade da cidade e confirmar que é mesmo como imaginavam. Todos ficaram deslumbrados com os arranha-céus, com a quantidade de lojas ( ainda bem que trouxeram o cartão dourado dos pais, pensaram alguns!!!), com a imensa gente nas ruas, com o transito infinito… era tudo como tantas vezes tinham visto no cinema. Antes de regressar ao campus brindamos o nosso aniversariante, José Augusto, com os parabéns cantados em plena Broadway. Mais tarde, já após o jantar prepararam-se para a Disco Night! No entanto, alguns, vencidos pelo cansaço, optaram pelo aconchego da cama.
Depois de mais uma noite de sono e um bom pequeno almoço, partimos novamente para Manhattan à descoberta de mais alguns pontos da cidade, tais como Wall St., Stockmarket Exchange, Trinity Church, Seaport, entre outros. A tarde, essa, foi dedicada às aulas, onde puderam exercitar as suas competências comunicativas, o que não seria totalmente necessário, pois os rapazes têm comunicado consideravelmente com as Italianas. Para terminar mais um dia em pleno entusiasmo, os nossos alunos puderam cantar e encantar na noite de Karaoke.
Mais uma vez beijinhos para todos!
Monday, July 19, 2010
NY- 1st Day
Trimmmm…3.30h!!!! Hora de levantar…só para alguns!
Uma hora mais tarde para os restantes.
Quando uns descolavam, outros faziam o check-in; todos com o mesmo destino: NOVA IORQUE!!!
Já na sala de embarque em Lisboa fomos informados de um ligeiro atraso…sóooo 2h…mas isto não abalou o entusiasmo do grupo que se divertia com os truques de cartas do José Augusto.
Às 13.30h lá conseguimos partir como previsto e durante a viagem uns aproveitaram para recuperar as horas de sono perdidas, outros, incansáveis, continuaram animados.
Chegados ao aeroporto de Nova Iorque começou a nossa aventura ( digna de filme!!!)
A professora Sílvia foi levada para interrogatório e depois de algum tempo de espera, lá apareceu ela nervosíssima, mas estava tudo controlado. Há mais!!! …essas peripécias deixamos para mais tarde.
A caminho da universidade tiveram o primeiro contacto com a paisagem deslumbrante de Manhattan, aproveitando logo para fotografar as ruas famosas que tanto ansiavam ver, como a Broadway e a 5 avenida. No Campus Universitário jantamos, instalámo-nos e, finalmente, após 24h de aventura, tivemos direito ao merecido descanso.
Até breve!
Beijinhos e abraços para todos.
Friday, July 16, 2010
Último dia
Dia 13
Seguiu-se uma tarde dedicada às últimas compras e à arrumação das malas. E que arrumação! As professoras esperavam o milagre da multiplicação do espaço!
Após o jantar puderam conviver uma última vez com os seus novos amigos em mais um serão de discoteca. As despedidas ficaram marcadas por alguma emoção, lágrimas, troca de contactos e promessas de reencontros.
Dia 12
Dia 11
O ponto alto do décimo-primeiro dia foi a Scottish Evening. Desta vez todos assumimos o papel de observadores num espectáculo que envolveu canto feminino, masculino e até duetos, dança tradicional que consistia em passos em redor de uma espada, declamação de poemas de Robert Burns, peças instrumentais em violino e gaita de foles. Os nossos alunos puderam ainda subir ao palco, experimentar comida e bebida tipicamente escocesa (fudge, rock, shortbread, marshmallows, mint cake) e fazer um kilt. Esta belíssima noite terminou com uma música em dialecto escocês que todos cantámos em conjunto, como é tradição neste género de reuniões.







Wednesday, July 14, 2010
Dia 10
Tuesday, July 13, 2010
Dia 9
De tarde, fomos até ao centro de Edimburgo de autocarro e caminhámos por ruas que ainda não tínhamos visto, em direcção a Dynamic Earth, um pavilhão de grandes dimensões que nos iria contar a história da Terra desde o seu passado mais remoto até aos dias de hoje. Para lá chegarmos, atravessámos a parte mais antiga da cidade em direcção ao Parlamento e ao Palácio onde, por coincidência e como podia ser comprovado pela bandeira que tinha sido içada, se encontrava alojada a rainha Elizabeth, também rainha da Escócia. Em semelhança a toda a área residencial e ao parlamento, também o Pavilhão da Ciência se encaixava em moldes modernos que, contudo, não destoavam da arquitectura mais tradicional da cidade ou da grande montanha verde que o rodeia. Os nossos meninos puderam ver a evolução da Terra através da simulação de uma viagem no tempo e assistir a uma sessão no planetário, em que se falou de descobertas espaciais e dos maiores telescópios à face da Terra, que podem ser encontrados no Chile pelas condições climatéricas que oferece.
Depois de jantar decorreu finalmente a nossa ceilidh e pudemos aprender algumas danças escocesas. O divertimento daqueles que, em detrimento de um clube jovem – onde se podia jogar basquetebol, voleibol, matraquilhos e bilhar, entre outros –, optaram por esta actividade foi imenso. Um Scotsman vestido a rigor ensinou os passos de várias danças de pares e de grupo em que se saltava, batia com os pés, aplaudia, e se davam gritos de vitória. Nós tivemos o prazer de dançar com alguns alunos que se portaram à maneira! Já sem forças por tanto rir e dançar, cedo avançámos para uma noite de sono tranquila...
Monday, July 12, 2010
Dias 7 e 8 (fim-de-semana)
Saturday, July 10, 2010
Dia 6
Este foi um dia dedicado às compras e à discoteca. Logo depois de almoço partimos para o centro de Edimburgo para iniciar a difícil tarefa de satisfazer a vontade de todos os nossos meninos: duas saias curtas, um kilt vermelho, um kilt verde, um chã para a avó, uma caneca de cerveja para o avô, uma bolsinha para a melhor amiga... Depois desta corrida contra o tempo, regressámos ao colégio carregados de sacos.
Após um jantar apressado, demos início aos preparativos para a grande noite. Os rapazes trabalharam o seu charme e as meninas foram maquilhadas. Já na discoteca, elas tiraram fotos com o DJ, eles foram convidados para dançar por meninas de várias nacionalidades. Pelas 22 horas, sob fortes protestos de alguns alunos, a festa terminou. Com tanta animação, o João Pestana tardou a chegar...
P.S.: Dado estarem agendadas visitas fora de Edimburgo para o fim-de-semana, as notícias serão actualizadas na segunda-feira.
Friday, July 9, 2010
Dia 5
Thursday, July 8, 2010
Dia 4
Depois de almoço passaram com entusiasmo às actividades em que se tinham inscrito: drama e música, badminton, futebol e dodge ball. As meninas deliraram com as actividades teatrais e musicais em que estiveram envolvidas e os rapazes deram mais uma vez um ar da sua graça com a vitória da sua equipa de futebol. Infelizmente não foi possível fazer um registo fotográfico da última actividade, porque as regras do ginásio não o permitiam.
Ainda antes de jantar, foi feita uma simulação de incêndio, tendo tudo decorrido dentro da normalidade no que toca ao grupo português.
O dia terminou com uma visita guiada à rua principal mais antiga de Edimburgo – Royal Mile. Os alunos dividiram-se em dois grupos, cada um acompanhado por um guia, uma professora e ainda um membro do pessoal do colégio. Os nossos meninos ouviram com muita atenção a história desta rua pitoresca repleta de pormenores divertidos, e foram capazes de entender o forte sotaque escocês que caracterizava os nossos simpáticos guias.
É importante referir que têm sido vários os elogios feitos ao grupo que temos o prazer de acompanhar, seja relativamente ao seu nível linguístico, ao seu comportamento, à sua educação ou mesmo ao entusiasmo e interesse demonstrados – tanto da parte do director do colégio como da parte dos seus professores ou outros membros do pessoal que os acompanham diariamente. Não podemos senão estar orgulhosas, além de muito satisfeitas com a sua rápida integração.
Amanha há mais!
Wednesday, July 7, 2010
Dia 3
Ontem foi o seu segundo dia no Colégio e o primeiro verdadeiro dia de aulas. Os nossos meninos saíram das salas de aula muito entusiasmados com as actividades promovidas: entrevistas no exterior, uma prova de comida e bebida tipicamente escocesas, entre outras. Como trabalho de casa, alguns alunos tiveram de iniciar um diário da sua estadia no Colégio.
Tuesday, July 6, 2010
Dia 2
8:20- segundo despertar
8:30- pequeno-almoço
9:30- teste
Depois de uma manhã preenchida seguiu-se o almoço às 13:00.
Nas actividades da tarde os alunos distribuiram-se pelo vasto leque de actividades que lhes eram oferecidas, para as quais já se tinham inscrito: cricket; touch rugby; futebol; ténis; badminton e trabalhos manuais. As meninas decidiram-se pela última actividade – criaram uma bandeira de Portugal, na qual nao faltaram uns pompons a representar as quinas.
18:30 – jantar
19:30 – jogo colectivo: Stones
Este jogo consiste numa espécie de batalha campal, onde se pinta a cara, se roubam pequenos sacos de feijões e se fazem prisioneiros (no caso da equipe de Portugal fizeram-se mais prisioneiras do que prisioneiros). Terá sido isto que lhes valeu a vitória?
21:30- regresso à residência
22:00- snack
O snack era um muffin de chocolate que os meninos tinham que fazer por merecer: para o ganharem tinham que representar uma situação em inglês. Mais uma vez os nossos meninos mostraram o seu talento.
Ainda antes de irem para a cama houve tempo para um jogo de twister na sala de convívio.
22:30- recolher obrigatório
23:00- luzes apagadas